Nesta segunda-feira (19), o Ibovespa inicia sua sessão em alta de 0,41%, aos 134.499,04 pontos. O índice brasileiro terminou a semana em sua máxima histórica.
O mercado aguarda novas pistas sobre a política monetária americana, esperando ansiosamente pelo Jackson Hole.
No cenário local, o BC informou no Boletim Focus que as projeções econômicas para o Brasil em 2024 continuam a apresentar tendência de alta. Analistas do mercado financeiro elevaram suas estimativas para a inflação e o Produto Interno Bruto (PIB) do próximo ano, ao mesmo tempo em que a previsão para a taxa Selic em 2025 também foi ajustada para cima.
Nos Estados Unidos, além de dados econômicos, os investidores aguardam novas pistas sobre o corte de juros do país. Assim, os índices futuros avançavam nesta manhã.
Na Europa, os principais índices do continente apresentam uma leve alta com poucos direcionadores para os investidores no início desta semana, enquanto o mercado aguarda os discursos dos presidentes dos principais bancos centrais durante o Simpósio de Jackson Hole. A exceção é o FTSE de Londres, que mostra uma leve queda, impactado por ações de empresas do setor de defesa.
Por fim, na Ásia, os investidores se prepararam para uma série de comunicados dos bancos centrais e dados de inflação nesta semana, e assim, os principais índices fecharam sem direção única.

