Vital Box oferece informações e cruza dados para que internauta analise sua saúde
Uma plataforma online brasileira tem ganhado espaço na internet ajudando usuários a monitorar a própria saúde. Com informações e conceitos que foram desenvolvidos com o auxílio de médicos e aperfeiçoados com a ajuda da Cruz Vermelha de São Paulo, de acordo com a empresa, a ferramenta cruza dados fornecidos pelos próprios internautas e oferece orientações sobre condições e riscos gerados pelo seu atual estado de saúde e ainda oferece dicas sobre como prevenir doenças.
Ao informar alguns dados básicos à plataforma sobre sua saúde – como batimentos cardíacos, histórico de doenças coronarianas e diabetes, peso, altura, nível de colesterol, entre outros – o usuário recebe, por exemplo, um indicativo do que precisa melhorar e dos riscos que pode correr, com a ajuda do “Saudômetro”.
Já na área “Caderneta”, é possível construir um histórico da própria saúde, informando periodicamente dados como peso, níveis de colesterol, hábitos alimentares etc. Assim, o usuário pode ver como foi sua evolução dentro de um determinado período.
As informações reunidas pelo usuário podem ser compartilhadas com o médico.
O negócio
A idéia da Vital Box surgiu em 2010, mas só entrou no ar no ano passado. Conforme conta Carlos Bassi, diretor do empreendimento, nesse período a plataforma foi concebida, desenvolvida e recebeu seus primeiros aperfeiçoamentos. O projeto, entretanto, continua em sua versão beta e a idéia é fazer atualizações a cada seis meses, segundo o empresários.
Na sua equipe, a VitalBox conta conta médicos, especializados no tema prevenção e saúde familiar, e um conselho de ética médica constituído por profissionais renomados. “A plataforma foi desenvolvida em parceria com a Biosignia, empresa norte americana de ciência e tecnologia baseada no centro tecnológico de Raleigh/Durham e, que conta com o apoio de importantes universidades como Duke University, Cornell University e University of Washington. Além dessa parceria, a VitalBox utiliza a base tecnológica do prontuário eletrônico desenvolvido por Harvard e MIT”, explica Carlos.
“Não é consulta online”
A Vital Box faz questão de destacar a importância de o usuários procurar um médico e lembra que a plataforma não é um consultório virtual. “O VitalBox não é uma plataforma de consultas online, e sim um serviço de prevenção. Nosso objetivo é conscientizar a população de que o principal responsável pela saúde é o próprio indivíduo, e não o governo, o plano de saúde ou o empregador”, afirma Carlos.
